Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Siphocampylus lycioides (Cham.) G.Don NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 03-10-2012

Criterio:

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Siphocampyluslycioides caracteriza-se por subarbustos de até 50 cmde altura. Endêmica do Brasil, ocorre nos Estados de Goiás, Distrito Federal,São Paulo e Paraná. Encontrada nos biomas Cerrado e Mata Atlântica, desenvolve-seem formações campestres, preferencialmente em locais úmidos, entre 800-1200 m dealtitude. Espécie bem representada em coleções científicas, porém apresentaescassos registros recentes. Apesar de protegida pelo Parque Estadual doGuartelá, Parque Estadual de Vila Velha e Parque Estadual dos Pirineus,encontra-se sob constante ameaça, na região do Cerrado devido à degradação dosolo e de seus ecossistemas nativos, atividades agropecuárias e queimadas, e aintensa antropização e supressão dos habitats originais de Mata Atlântica. É necessário oinvestimento em pesquisa científica e esforços de coleta a fim de certificar daexistência de novas subpopulações, considerando sua viabilidade populacional,sua proteção, e sua manutenção na natureza, sendo necessário uma estratégia deconservação adequada, para que em um futuro próximo a espécie não seja incluídaem alguma categoria de ameaça.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Siphocampylus lycioides (Cham.) G.Don;

Família: Campanulaceae

Sinônimos:

  • > Campylosiphon lycioides ;
  • > Lobelia lycioides ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Gen. Hist. 3: 703. 1834.

Distribuição

Endêmica do Brasil; ocorre nos Estados de Goiás, São Paulo e Paraná (Godoy, 2012); entre 800-900 m de altitude (Godoy, 2003).

Ecologia

Caracterizada por subarbustos, de até 50 cm de altura (Godoy, 2003).

Ameaças

1.1 Agriculture
Detalhes A degradação do solo e dos ecossistemas nativos e a dispersão de espécies exóticas são as maiores e mais amplas ameaças à biodiversidade. A partir de um manejo deficiente do solo, a erosão pode ser alta: em plantios convencionais de soja, a perda da camada superficial do solo é, em média, de 25ton/ha/ano. Aproximadamente 45.000km2 do Cerrado correspondem a áreas abandonadas, onde a erosão pode ser tão elevada quanto a perda de 130ton/ha/ano. O amplo uso de gramíneas africanas para a formação de pastagens é prejudicial à biodiversidade, aos ciclos de queimadas e à capacidade produtiva dos ecossistemas. Para a formação das pastagens, os cerrados são inicialmente limpos e queimados e, então, semeados com gramíneas africanas, como Andropogon gayanusKunth., Brachiaria brizantha (Hochst. ex. A. Rich) Stapf, B. decumbens Stapf,Hyparrhenia rufa (Nees) Stapf e Melinis minutiflora Beauv. (molassa ou capim-gordura). Metade das pastagens plantadas (cerca de 250.000km2 - uma área equivalente ao estado de São Paulo) está degradada e sustenta poucas cabeças de gado em virtude da reduzida cobertura de plantas, invasão de espécies não palatáveis e cupinzeiros (Klink; Machado, 2005).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Observações: Espécie considerada Vulnerável (VU) pela Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

4.4.3 Management
Observações: Espécie ocorre em unidade de conservação SNUC): Parque Estadual do Guartelá (CNCFlora, 2012) e Parque Estadual de Vila Velha (Cervi et al., 2007), no Estado do Paraná; e Parque Estadual dos Pirineus, em Goiás (Bosquetti, 2008).

Referências

- GODOY, S.A.P. Siphocampylus lycioides in Siphocampylus (Campanulaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB028250>.

- KLINK, C.A.; MACHADO, R.B. A conservação do Cerrado brasileiro., Megadiversidade, p.147-155, 2005.

- GODOY, S.A.P. Siphocampylus (Campanulaceae). In: WANDERLEY, M.G.L.; SHEPHERD, G.J.; MELHEM, T.S.; GIULIETTI, A.M.; KIRIZAWA, M. Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. São Paulo: FAPESP/Rima, p.20-28, 2003.

- BOSQUETTI, L.B. Análise da estrutura da paisagem e fitofisionomias do Parque Estadual dos Pirineus, GO, Brasil. Doutorado. Piracicaba: Universidade de São Paulo, 2008.

- CERVI, A.C.; VON LISINGEN, L.; HATSCHBACH, G.; RIBAS, O.S. A Vegetação do Parque Estadual de Vila Velha, município de Ponta Grossa, Paraná, Brasil., Boletim do Museu Botânico Municipal, Curitiba, v.69, 2007.

Como citar

CNCFlora. Siphocampylus lycioides in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Siphocampylus lycioides>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 03/10/2012 - 13:30:39